Conecta Social fortalece articulação intersetorial e qualifica atendimentos da Assistência Social em Joaçaba
-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Joaçaba, desenvolveu ao longo da última semana uma série de atividades estratégicas dentro da metodologia Conecta Social, iniciativa institucional permanente voltada à articulação intersetorial, coordenação de rede e integração de políticas públicas.
O Conecta Social tem como objetivo fortalecer a atuação integrada entre a Assistência Social e os órgãos, serviços e políticas públicas que se conectam ao seu campo de atuação, promovendo alinhamento técnico, corresponsabilização institucional e respostas mais qualificadas às situações de vulnerabilidade e risco social vivenciadas pela população.
Na segunda-feira (26), as ações iniciaram com o Conecta Social realizado no Centro de Referência do Idoso (CRI), reunindo o Conselho Tutelar, equipes do CRAS, CREAS, Abrigo Municipal Frei Bruno e a gestão da Assistência Social. O encontro teve como foco o alinhamento do fluxo de atendimento das demandas encaminhadas pelo Conselho Tutelar aos serviços socioassistenciais, buscando maior integração, agilidade e efetividade nas respostas prestadas às famílias e crianças em situação de vulnerabilidade.
Na terça-feira (27) pela manhã, foi realizado um novo encontro do Conecta Social com as coordenações do CRAS e do CREAS, com o objetivo de alinhar procedimentos, fortalecer a comunicação entre os serviços e qualificar a gestão do atendimento socioassistencial no município.
Já na quarta-feira (28) à tarde, ocorreu uma reunião de alinhamento com a Secretaria de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos, voltada à definição de projetos intersetoriais de atividades culturais e artísticas que serão desenvolvidas em parceria com o CRAS e o CREAS, ampliando as ações de inclusão social, fortalecimento de vínculos e acesso à cultura.
De acordo com a Secretária municipal de Assistência Social, Sandra Pacheco, o Conecta Social representa um avanço importante na forma como o município organiza e responde às demandas sociais. “Essa metodologia nos permite alinhar fluxos, fortalecer a rede de proteção e garantir que cada serviço cumpra seu papel de forma integrada e corresponsável. Quando trabalhamos de maneira articulada, conseguimos oferecer respostas mais efetivas, humanizadas e alinhadas às reais necessidades da população”, destacou Sandra.
Fonte: Prefeitura de Joaçaba

Deixe seu comentário