A agenda do governo brasileiro durante a 28ª Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU, a COP 28, inclui uma participação ativa e destacada do cooperativismo brasileiro. Estão programados três painéis distintos para apresentações no Espaço Brasil, além de um quarto organizado pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que prometem destacar as soluções promovidas pelo movimento brasileiro em prol do desenvolvimento sustentável, econômico e inclusivo. A COP 28 está ocorrendo em Dubai, nos Emirados Árabes, até 12 de novembro, com a participação de 80 mil delegados dos 195 países membros da ONU.
A participação é resultado da atuação do Sistema OCB, com o apoio das Organizações Estaduais, para inserir o cooperativismo na agenda de participação do Brasil no evento. O pavilhão do país, organizado pelo governo federal, unificará as participações do Estado, sociedade civil e setor produtivo. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) realizou uma seleção concorrida para definir a programação, tendo recebido mais de 700 propostas para as 120 vagas disponíveis.
“Por meio da realização da Imersão em Cooperativismo Pré-COP 28 no Paraná e Pará, além de diversas reuniões com órgãos do governo, conseguimos garantir uma agenda de participação bastante positiva para o movimento”, afirmou João Marcos Silva Martins, coordenador de Relações Internacionais do Sistema OCB.
Para o presidente Márcio Lopes de Freitas, o espaço conquistado pelo cooperativismo na conferência reflete a importância que o modelo de negócios tem para a preservação ambiental. “Faz parte da natureza do cooperativismo buscar e implementar soluções que conciliem o desenvolvimento econômico com o combate ao aquecimento global e a preservação do meio ambiente. Somos, definitivamente, parte da solução no que diz respeito às questões climáticas, sendo já referência mundial na produção sustentável. O agronegócio cooperativo é pautado em sustentabilidade e no desafio de alcançar uma economia neutra em carbono, destacando-se pela redução das emissões de metano”.
O painel “Cooperativas: aliadas da sustentabilidade ambiental e segurança alimentar” será coordenado pelo Sistema OCB. Marcado para o dia 9 de dezembro, terá duração de 1h30 e apresentará cases de sucesso das cooperativas Cooperacre, Frimesa e Sicoob, além de relatos de representantes da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) da África e Europa. O painel será mediado pela superintendente Tania Zanella e contará também com a participação do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Jorge Viana.
Além do painel do cooperativismo, o Sistema OCB também foi convidado a participar de outros dois coordenados pelos ministérios do Meio Ambiente e Agricultura (Mapa). Sistema OCB
Deixe seu comentário