logo RCN
01/11/2025 13:18
recorde histórico

Exportação de carne suína impulsiona recorde histórico em cidade de SC

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

A carne suína é o grande motor das exportações de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. O produto responde por 87,5% das vendas do setor de alimentos e ajudou o município a atingir R$ 641 milhões exportados em 2025, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Empresas de Rio do Sul já venderam US$ 119,6 milhões ao exterior até setembro deste ano, um crescimento de 7,1% em relação ao mesmo período de 2024. Se o ritmo for mantido, 2025 pode se tornar o melhor ano para as exportações da cidade em pelo menos 14 anos.

O grande destaque de Rio do Sul é o setor de alimentos, que responde por 60,35% das exportações do município, seguido por tabaco (14,9%) e de máquinas e equipamentos (14,7%), que também contribuem para o bom desempenho da economia local.

No ranking estadual, Rio do Sul ocupa a 11ª posição entre os municípios com maior valor exportado. No cenário nacional, aparece em 334º lugar.

Rio do Sul dispara nas exportações
Entre os principais destinos das exportações de Rio do Sul estão China (16,3%), México (14,3%), Estados Unidos (10,6%), Filipinas (10,5%) e Japão (8,45%).

Apesar da expansão, o município sentiu o impacto do tarifaço imposto pelo presidente norte-americano Donald Trump, que provocou queda de 77,7% nas vendas para os Estados Unidos entre agosto e setembro de 2025, em comparação com o mesmo bimestre de 2024.

Mesmo assim, o setor alimentício e o setor madeireiro ampliaram suas vendas, mantendo o ritmo positivo de exportações.
O bom desempenho de Rio do Sul reflete a força da suinocultura de Santa Catarina, que é o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil. Sozinho, o estado responde por mais da metade da produção nacional e mantém uma das cadeias produtivas mais organizadas e tecnológicas do país.

Em 2024, Santa Catarina exportou cerca de 720 mil toneladas de carne suína, enviadas a mercados exigentes como Japão, China, México e Filipinas. O modelo produtivo catarinense é baseado em cooperativismo, tecnologia no campo, rastreabilidade e bem-estar animal, o que tornou o produto referência em qualidade e sanidade.
Fonte: ND+

IMAGEM DIVULGAÇÃO


Em reunião com governadores no Rio de Janeiro, Jorginho Mello defende união de forças para conter avanço do crime organizado Anterior

Em reunião com governadores no Rio de Janeiro, Jorginho Mello defende união de forças para conter avanço do crime organizado

Incêndio atinge apartamento no centro de Joaçaba Próximo

Incêndio atinge apartamento no centro de Joaçaba

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade