logo RCN
12/12/2025 10:20
Joaçaba

Grupo Tejo recebe Medalha Cruz e Sousa e reforça protagonismo cultural de Joaçaba

  • - IMAGENS DIVULGAÇÃO

IMAGENS DIVULGAÇÃO

O Grupo Tejo foi homenageado na segunda-feira (24), em Florianópolis, com a Medalha Cruz e Sousa, uma das mais altas distinções concedidas pelo Governo de Santa Catarina a instituições e personalidades que contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento cultural do estado. A condecoração, que reconhece trajetórias de grande relevância artística e histórica, destaca o papel do Tejo como um dos pilares da arte catarinense, especialmente no teatro e no carnaval.


A cerimônia contou com a presença de Jorge Zamoner, um dos fundadores do grupo, e de Carlos Alberto de Pelegrin, presidente do Tejo. Também participou a presidente da Federação Catarinense de Teatro (FECATE), Elaine Sallas, entidade da qual o Tejo é filiado e cuja fundação, há 40 anos, teve participação direta do grupo.
Mais do que uma homenagem, a medalha reafirma a presença do Oeste Catarinense no mapa cultural do estado. Originado na antiga Escola Normal Governador Celso Ramos, em Joaçaba, o Grupo Tejo é o grupo teatral em atividade contínua mais antigo de Santa Catarina, um marco expressivo em um cenário onde manter a produção artística é, muitas vezes, um ato de resistência.


Com 53 anos de história, o Tejo se consolidou como referência em criação, pesquisa, formação e produção cultural. Desde 1972, apresentou 19 espetáculos, promoveu quatro festivais, fundou duas escolas de samba e tornou-se protagonista do carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste, acumulando mais de 15 títulos. Em 2017, ampliou sua atuação com a criação do Tejo Espaço Cultural, hoje um ponto de encontro, difusão e criação no Meio-Oeste.
Entre suas iniciativas mais estruturantes estão as três edições do FESTEJO – Festival de Teatro de Joaçaba, o espetáculo Carnaval em Cena e o projeto Arte na Academia, que une formação artística, inclusão social e valorização da cultura popular. O grupo também estabeleceu parcerias importantes, como com a UNOESC, tendo implantado o curso de Artes Cênicas entre 2008 e 2014.
Reconhecido como utilidade pública municipal e estadual, o Tejo segue desempenhando papel essencial no fortalecimento de redes criativas, na preservação da memória cultural e na formação de novas gerações de artistas.


O Intendente de Cultura de Joaçaba, Pedro Peretti, parabenizou o grupo e destacou sua importância para a identidade artística do município e de todo o estado. “O reconhecimento ao Grupo Tejo é um orgulho para Joaçaba e para todo o Oeste Catarinense. Esta medalha celebra uma trajetória construída com dedicação, arte e resistência cultural. O Tejo ajudou a formar públicos, artistas e movimentos inteiros, contribuindo diretamente para transformar a cultura do nosso estado. Quero parabenizar todos que fazem parte dessa história extraordinária, cada integrante, colaborador e parceiro que manteve viva a chama da criatividade e da identidade cultural da nossa região. É uma honra ver um grupo que nasceu em Joaçaba alcançar esse espaço de destaque e continuar inspirando novas gerações". parabenizou o Intendente de Cultura, Pedro Peretti.

Jorginho Mello continua liderando a corrida eleitoral Anterior

Jorginho Mello continua liderando a corrida eleitoral

Estudantes do projeto “Eco Ação” auxiliam na instalação de 30 novas lixeiras em área central do município Próximo

Estudantes do projeto “Eco Ação” auxiliam na instalação de 30 novas lixeiras em área central do município

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade