Inmetro inaugura Delegacia Cibernética para reforçar combate a fraudes no comércio on-line
-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) inaugurou na sexta-feira, dia 28, em São Paulo, a Delegacia Cibernética do Instituto. A nova unidade entrou em operação no dia da Black Friday, período de maior volume de promoções no comércio eletrônico, e funcionará integrada ao Guardião Digital, plataforma com inteligência artificial desenvolvida para monitorar sites e plataformas de e-commerce, além de identificar anúncios suspeitos de produtos e instrumentos irregulares.
Com o apoio de inteligência artificial (IA) e da expertise técnica do Inmetro, o sistema cruzará informações com as bases oficiais de produtos certificados para identificar possíveis irregularidades.
Quando forem detectados indícios de não conformidade, a Delegacia Cibernética comunicará a plataforma de e-commerce para orientar a retirada do anúncio. Caso a irregularidade seja confirmada, o Inmetro aplicará as penalidades previstas em lei, incluindo auto de infração e multa, que pode chegar a R$ 1,5 milhão.
A Delegacia foi criada para enfrentar o avanço das fraudes digitais no comércio on-line, especialmente a venda de produtos sem certificação obrigatória, registro e instrumentos sem aprovação, com informações técnicas manipuladas ou com selos do Inmetro aplicados de forma enganosa.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, ressalta o caráter estratégico da iniciativa ao destacar que a Delegacia Cibernética permitirá ao Instituto atuar com ainda mais agilidade e precisão no ambiente virtual.
Monitoramento inicial
O Guardião Digital iniciará as atividades monitorando quatro grupos de produtos prioritários: fios e cabos elétricos, balança comercial, pastilhas de freio e cadeiras plásticas monobloco. Os demais produtos regulados pelo Inmetro serão incorporados de forma gradual à plataforma, ampliando o alcance da fiscalização digital.
O sistema examinará também cada detalhe de anúncios suspeitos, cruzando características técnicas, dados de certificação e requisitos de segurança, o que acelera a identificação de irregularidades.
A Delegacia Cibernética atuará em conjunto com a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, composta pelos órgãos delegados do Inmetro em todo o país, que são os braços executivos responsáveis pelo controle de qualidade por meio da fiscalização.
“Com o uso da inteligência artificial, ampliamos nossa capacidade de monitorar o mercado digital, oferecendo mais segurança a quem compra e garantindo condições equilibradas a quem produz dentro das regras”, ressaltou.
Fonte: Oeste+

Deixe seu comentário