Joaçaba conquista reconhecimento nacional por iniciativas em Medicina do Estilo de Vida no SUS

-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
O município de Joaçaba foi oficialmente incluído no mapeamento nacional de cidades que contam com profissionais atuantes em Medicina do Estilo de Vida (MEV) dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A informação faz parte do levantamento realizado em todo o Brasil, que destaca a presença da MEV em importantes centros de saúde pública.
A Secretária de Saúde de Joaçaba, Karla Simas, ressaltou a importância dessa conquista para o município: “Estar presente no censo da MEV no SUS é motivo de muito orgulho para Joaçaba. Isso mostra o comprometimento da nossa equipe em trazer práticas inovadoras, baseadas em evidências, que visam a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas. Nossa população merece um atendimento cada vez mais completo e humanizado, e a MEV é uma grande aliada nesse processo. Quero parabenizar todos os profissionais envolvidos e os idealizadores dos programas que colocaram Joaçaba em destaque, mostrando que, com dedicação e inovação, é possível transformar a saúde pública”, falou Karla.
Recentemente o município também foi destaque estadual ao apresentar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), durante a abertura da Semana Estadual da Medicina do Estilo de Vida, o programa “Você Mais Saudável”. A iniciativa pioneira, conduzida pela equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde, já é referência nacional por integrar todos os pilares da Medicina do Estilo de Vida e alcançar resultados expressivos na prevenção e no controle de doenças crônicas, reafirmando o protagonismo de Joaçaba na inovação em saúde pública.
Outro exemplo desse protagonismo é o reconhecimento nacional e internacional do Grupo VC + Saudável, iniciativa de enfrentamento à obesidade desenvolvida pela Secretaria de Saúde. O projeto ganhou destaque na campanha da World Obesity Day, publicada pela ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) em parceria com a World Obesity Federation (WOF), pelo impacto positivo na vida dos participantes.
A experiência de Joaçaba com o grupo demonstra que é possível oferecer um cuidado inovador e multidisciplinar, focado não apenas no indivíduo, mas também no coletivo, sendo referência no combate a um dos maiores desafios de saúde pública do mundo.

Deixe seu comentário