logo RCN
03/12/2025 19:49
Saúde

Novembro Roxo: Maternidade Carmela Dutra reforça o cuidado especializado a prematuros

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

IMAGEM DIVULGAÇÃO

A Maternidade Carmela Dutra (MCD), unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é referência no cuidado a gestantes de alto risco e na assistência a recém-nascidos, a maioria prematuros. Com equipe altamente qualificada e infraestrutura especializada, a instituição desempenha um papel fundamental na redução de complicações e no aumento das chances de sobrevivência dos bebês mais vulneráveis.

De janeiro a outubro de 2025, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da MCD prestou assistência a 209 prematuros. A maternidade conta com 10 leitos de UTI Neonatal e sete de Cuidados Intermediários, todos equipados para garantir assistência completa, humanizada e segura. 

“A Maternidade Carmela Dutra atende mensalmente mais de 300 recém-nascidos, muitos deles prematuros. Para garantir um cuidado seguro e de qualidade, contamos com uma equipe multiprofissional formada por neonatologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos”, ressalta a diretora técnica da MCD, Lissandra da Silva Mafra Andújar.

Em alusão ao Novembro Roxo, mês dedicado à prematuridade, a instituição realizou uma sessão de fotos especial com os bebês internados. A ação contou com a parceria de Soledad Etzkorn — aluna de Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e voluntária da ONG Prematuridade — e das fotógrafas Juliana Moreira, Jonatha Spare e Bruna Flor da Silveira. A iniciativa foi possível com o apoio de Lili Okpis, que confeccionou e doou 14 gorrinhos, boinas e gravatinhas para os registros fotográficos.

A Maternidade também participou de uma caminhada em homenagem às crianças prematuras. Além disso, a equipe promoveu um momento de confraternização com um café especial para os profissionais da UTI Neonatal e para as mães dos bebês, reforçando o acolhimento emocional e a importância do cuidado integral.

A assistência ao recém-nascido prematuro exige atuação integrada e constante. Na MCD, a equipe multidisciplinar acompanha de forma contínua o desenvolvimento dos bebês, desde o monitoramento clínico até o suporte psicológico e social às famílias — um conjunto de ações essenciais para reduzir riscos e fortalecer a recuperação.

Prevenção do parto prematuro

A melhor estratégia para prevenir a prematuridade é o pré-natal adequado e contínuo. Consultas e exames regulares permitem identificar precocemente condições que podem levar ao parto antecipado. Por isso, a SES reforça a importância de que as gestantes realizem acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e sigam as orientações profissionais, garantindo segurança para a mãe e para o bebê. Quando o parto prematuro não pode ser evitado, é fundamental que o bebê nasça em uma unidade preparada, com estrutura adequada e equipe especializada — como a Maternidade Carmela Dutra.

Fonte: Estado.sc.gov.br

Acidente entre veículos deixa motorista preso nas ferragens em Faxinal dos Guedes Anterior

Acidente entre veículos deixa motorista preso nas ferragens em Faxinal dos Guedes

Briga familiar por disputa patrimonial termina com cinco armas apreendidas em Água Doce Próximo

Briga familiar por disputa patrimonial termina com cinco armas apreendidas em Água Doce

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade