logo RCN
13/07/2025 15:57
corredor de tornados

Oeste e Meio-Oeste de SC formam o 2º maior “corredor de tornados” do mundo

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

O Oeste e o Meio-Oeste de Santa Catarina são conhecidos como o “corredor de tornado” no Estado. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, essas regiões estão localizadas na segunda região do planeta que mais sofre com interferência de tempestades severas e tornados, perdendo apenas para os Estados Unidos.
De acordo com o profissional, essas regiões são planas e ficam mais longe do litoral, além de receber interferências de massas de ar frio, massas de ar aquecidas e do ar quente úmido proveniente da Floresta Amazônica, por estarem em uma posição estratégica.
— É uma região que tem interferência do ar quente e úmido proveniente da Floresta Amazônica, através do fluxo de jatos de baixos níveis, e tem o acoplamento entre o fluxo dos níveis médios da atmosfera, provenientes da Cordilheira dos Andes — explica Piter.
A interferência dessas massas de ar, em conjunto com as planícies e o contraste de temperatura e pressão, provocam diversas tempestades severas e tornados na região, fazendo com que o “corredor de tornado” catarinense seja considerado o segundo maior do mundo, de acordo com o meteorologista. O primeiro é o “tornado alley”, na região central dos Estados Unidos.
Além disso, o acoplamento do fluxo de jatos de baixos níveis com o fluxo de ventos do Oeste contribuem para o aumento do poder das supercélulas, uma das principais tempestades com rotatividade, que eventualmente acabam provocando tornados no local.
Porque o nome “corredor de tornado”

De acordo com Piter Scheuer, a região do Oeste catarinense recebeu esse nome devido à grande quantidade de registro de tempo severo anualmente.
— Todo ano a gente tem registro na região, é uma rota de tempestade. O Oeste de Santa Catarina tem uma rota com as cidades de Guaraciaba, São Miguel do Oeste, Belmonte, Paraíso, Itapiranga… Ainda tem outra rota que pega a região de Chapecó, Guatambu, Caxambu do Sul, Xaxim, Xanxerê, Bom Jesus e Passos Maia — informou o meteorologista.
Um mapa com as regiões presentes nas rotas do “corredor de tornado” mostra as principais cidades afetadas pelas tempestades e tornados. Confira abaixo.
Mapa mostra cidades do Oeste que estão na rota dos tornados (Foto: Acervo pessoal, Piter Scheuer)
O que fazer em casos de tempestades e tornados
De acordo com a Defesa Civil, algumas medidas e precauções devem ser tomadas com a chegada de ventos fortes:
Revise a resistência de sua casa ao observar os primeiros sinais de um ventos fortes ou tornado;
Feche bem janelas e portas de armários, evitando canalizações de ventos no interior de sua residência. Além disso, feche persianas, cortinas, blecautes para evitar que vidros quebrados sejam lançados e espalhados pelo cômodo;
Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro do gás de cozinha, evitando agravamentos no caso de queda de árvore;
Em caso de tornado, procure orientações junto a prefeitura para identificar quais os melhores locais para abrigos ou rotas de fuga;
Precauções durante ventos fortes
Evite a prática de esportes influenciados pelos ventos ou aquáticos como: surf, windsurf, kitesurf, rapel, rafting, dentre outros;
Evite empinar pipas;
Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;
Não caminhar perto de fiação elétrica;
Trabalhadores que utilizam andaimes devem verificar com atenção a fixação das amarrações e dos encaixes metálicos;
Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas ou estruturas que não transmitem segurança ao transitar por rodovias.
Não estacione seu veículo próximo a torres de transmissão e placas de propaganda
Não se abrigue debaixo de árvores ou em frágeis coberturas metálicas.
Além disso, segundo a Defesa Civil, em caso de tornado, “a melhor proteção individual é constituída por abrigos subterrâneos, como um porão, já que o efeito de sucção dos tornados só ocorre a partir da superfície do solo. Se a sua residência não tem porão, fique no corredor interno, deitado próximo ao chão (no piso mais inferior) e coloque-se debaixo de uma peça do mobiliário resistente ou de um colchão”

Fonte: NSC

IMAGEM DIVULGAÇÃO

Oeste e Meio-Oeste de SC formam o 2º maior “corredor de tornados” do mundo Anterior

Oeste e Meio-Oeste de SC formam o 2º maior “corredor de tornados” do mundo

Polícia Militar apreende mercadoria de descaminho durante operação protetor em Abelardo Luz Próximo

Polícia Militar apreende mercadoria de descaminho durante operação protetor em Abelardo Luz

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade