logo RCN
19/10/2025 11:19
Defesa Civil

Operação remota de barragem é implantada pela primeira vez em SC

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

A Barragem Sul, em Ituporanga, passou a ser operada de forma remota por técnicos da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC), em Florianópolis. A tecnologia, inédita em Santa Catarina, permite o controle das comportas a 148,7 quilômetros de distância e marca a primeira modernização estrutural do equipamento desde a década de 1970.

Com investimento de R$ 23,3 milhões, a obra substituiu as cinco comportas principais, atualizou o sistema elétrico e restaurou canais e galerias internas. Agora, a barragem pode ser operada presencialmente ou via internet, com mecanismos de segurança que garantem o funcionamento mesmo em caso de queda de energia — o sistema aciona um gerador de backup e, se necessário, um banco de baterias. A comunicação ocorre por rede de fibra óptica, com conexão via satélite (Starlink) como suporte.

“Santa Catarina vive um novo momento. Depois de décadas sem manutenção, a Barragem Sul está completamente revitalizada e modernizada, garantindo mais agilidade e segurança para proteger vidas”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Durante cheias, os níveis do Rio Itajaí-Açu são monitorados por uma estação hidrometeorológica em Rio do Sul. Com base nesses dados, as comportas são operadas de forma coordenada, seguindo protocolos técnicos que reduzem o impacto das águas e evitam erosões nas margens.

“Com o funcionamento remoto, podemos garantir que a barragem está sendo operada de maneira técnica e precisa, proporcionando mais segurança para Ituporanga, Aurora, Rio do Sul e Lontras”, destacou o secretário da Defesa Civil, Mário Hildebrandt.

Também está em andamento uma licitação para recuperar o vertedouro e outras estruturas, como o salto esqui — responsável por dissipar a energia da água que desce pelo vertedouro.

O sistema implantado em Ituporanga servirá de modelo para as demais barragens catarinenses. As estruturas de Taió (Barragem Oeste) e José Boiteux (Barragem Norte) devem passar por modernização semelhante, com integração ao sistema remoto.

“Esse é apenas o começo. Estamos recuperando todas as nossas barragens e preparando o estado para enfrentar os desafios climáticos com responsabilidade e tecnologia”, concluiu o governador.

Fonte: Oeste+

IMAGEM DIVULGAÇÃO

Acidente grave com caminhão graneleiro na BR-282 em Catanduvas Anterior

Acidente grave com caminhão graneleiro na BR-282 em Catanduvas

Sicredi lança nova funcionalidade do Pix para empresas Próximo

Sicredi lança nova funcionalidade do Pix para empresas

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade