Produção de caixões fomenta economia de cidade de SC com menos de 7 mil habitantes

-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
A pequena cidade de Grão-Pará, no Sul de Santa Catarina, com menos de sete mil habitantes, é considerada um polo da indústria funerária. Com quatro empresas que produzem ataúdes, popularmente conhecidos como caixões, o município mantém uma economia aquecida dentro do setor.
A estimativa é que o segmento empregue 200 pessoas em Grão-Pará. A cidade concentra aproximadamente 40% da produção de caixões de Santa Catarina. São em torno de sete mil urnas funerárias por mês. Das empresas instaladas no município, existem negócios que atuam desde a década de 90.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Arthur Alberton Kulkamp, apesar da força no setor funerário, a principal atividade do município ainda é a agrícola. “Temos uma produção forte nessa área aqui, mas podemos dizer que a indústria de ataúdes é tão importante quanto”, pontuou ao ND Mais.
Grão-Pará possui, atualmente, um número aproximado de 6,5 mil habitantes, distribuídos em uma área territorial de 338 quilômetros quadrados. A economia de Grão-Pará tem lastro nas indústrias e nas atividades agrícolas, principalmente na suinocultura e na cultura do fumo.
Os produtores têm destaque ainda pelas produções de milho e feijão. É possível encontrar produtores dedicados ao plantio de frutas, à piscicultura e à apicultura. Na pecuária, ocorre a criação de bovinos e a produção de leite, além da avicultura para o abate.
Ainda dentro da indústria, o município apresenta relevância econômica dentro do setor madeireiro, com grandes empresas produtoras de ataúdes e de molduras. Grão-Pará conta, ainda, com indústrias de alumínios e de confecções têxteis.
Fonte: ND+

Deixe seu comentário