SC tem a cidade mais competitiva do país e emplaca quatro no top 20, aponta ranking

-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
Santa Catarina, segundo estado melhor avaliado no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, recebeu destaque no 11º levantamento realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública).
Na 6ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, também de 2025, Florianópolis foi apontada como a cidade mais competitiva do país pelo terceiro ano consecutivo. Outras três cidades catarinenses aparecem entre as 20 melhores: Jaraguá do Sul (12ª posição), Blumenau (14ª) e São Bento do Sul (20ª).
Conteúdos em alta
Florianópolis é reconhecida como a cidade mais competitiva do país pelo 3º ano seguido
Para a elaboração do ranking, são analisados 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos, que incluem sustentabilidade fiscal, qualidade da educação, segurança, inovação e outros.
Florianópolis se destaca especialmente no pilar de Inovação e Dinamismo Econômico, o mais relevante da pesquisa (16,1% do peso total), que avalia fatores como crescimento da renda média do trabalho formal e investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
No pilar de Capital Humano, que analisa matrículas em cursos superiores e profissionalizantes, além da qualificação de trabalhadores, a capital catarinense ocupa a 3ª posição nacional.
SC também de destaca entre os municípios do Sul do Brasil
O recorte regional evidencia ainda mais o peso de Santa Catarina no ranking, com nove municípios entre os 20 melhores do Sul:
- Florianópolis, SC (1º Nacional)
- Porto Alegre, RS (4º Nacional)
- Curitiba, PR (5º Nacional)
- Maringá, PR (7º Nacional)
- Jaraguá do Sul, SC (12º Nacional)
- Blumenau, SC (14º Nacional)
- São Bento do Sul, SC (20º Nacional)
- Criciúma, SC (23º Nacional)
- Ijuí, RS (26º Nacional)
- Caxias do Sul, RS (27º Nacional)
- Balneário Camboriú, SC (34º Nacional)
- Lajeado, RS (37º Nacional)
- Londrina, PR (39º Nacional)
- Paranavaí, PR (40º Nacional)
- Francisco Beltrão, PR (41º Nacional)
- Joinville, SC (44º Nacional)
- Pinhais, PR (45º Nacional)
- Chapecó, SC (51º Nacional)
- São José dos Pinhais, PR (56º Nacional)
- Concórdia, SC (62º Nacional)
Já no comparativo nacional, São Paulo se mantém como o estado com maior destaque: é líder no ranking dos estados e possui 11 municípios entre os 20 primeiros colocados no ranking geral.
Como a cidade mais competitiva do país é avaliada?
No ranking nacional, Jaraguá do Sul ocupa a 12ª posição entre os municípios mais competitivos do Brasil – Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul/ND
O Ranking de Competitividade dos Municípios avalia a capacidade do poder público de promover bem-estar social e um ambiente de negócios favorável. A proposta é estimular a competição saudável entre gestores, incentivando excelência e inovação.
A 6ª edição do estudo analisou 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, que segundo o Censo de 2024 do IBGE, representam 60,28% da população nacional.
A avaliação se estrutura em 65 indicadores, divididos em 13 pilares temáticos e organizados em três dimensões principais: Instituições, Sociedade e Economia.
Os pilares avaliados são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.
Fonte: ND+

Deixe seu comentário