logo RCN
13/09/2025 00:19
Joaçaba

Secretaria de Saúde de Joaçaba reforça campanhas de vacinação e alerta para prevenção de doenças

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba está intensificando as orientações e convocações para que a população mantenha a carteira vacinal em dia. Entre as vacinas de destaque neste período estão a ACWY (contra meningite meningocócica), a Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e a vacina contra o HPV.

A vacina ACWY protege contra a meningite meningocócica, doença grave que pode evoluir rapidamente e ser fatal. No Sistema Único de Saúde (SUS), ela está disponível de forma rotineira para crianças aos 12 meses de idade e adolescentes entre 11 e 14 anos.

Já a campanha de busca ativa contra o sarampo é uma estratégia estadual que visa impedir a reintrodução do vírus em Santa Catarina. A imunização é feita com a Tríplice Viral, destinada à população de até 59 anos. Grupos prioritários, como trabalhadores da saúde, motoristas de ônibus, taxistas, profissionais da hotelaria, turismo e indústria, devem redobrar a atenção.

Outro reforço importante é a vacinação contra o HPV, que previne contra infecções que podem evoluir para o câncer de colo de útero, entre outros agravos. Meninos e meninas de 9 a 14 anos têm direito à vacina, e até dezembro deste ano jovens de 15 a 19 anos que perderam a oportunidade também poderão se imunizar.

As salas de vacinas funcionam das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, nos ESFs Centro 1, Frei Bruno, Santa Tereza, Vila Pedrini, Vila Remor, São Brás e Nossa Senhora de Lourdes. Além disso, a sala de vacinas do ESF Centro 1, localizada junto ao AMU, atende em horário estendido até as 20h todas as quartas-feiras.

A Secretaria de Saúde reforça: vacinar é a forma mais eficaz de prevenir doenças graves e proteger a comunidade.

IMAGEM DIVULGAÇÃO


Santa Catarina registra menor índice de homicídios em 18 anos e consolida posição como estado mais seguro o menor dos últimos 18 anos Anterior

Santa Catarina registra menor índice de homicídios em 18 anos e consolida posição como estado mais seguro o menor dos últimos 18 anos

Ibicaré recebe orientações da AMMOC sobre impactos da Reforma Tributária Próximo

Ibicaré recebe orientações da AMMOC sobre impactos da Reforma Tributária

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade