logo RCN
14/01/2026 17:42
SAÚDE

Serviço Aeromédico do SAMU SC se consolida como referência em atendimento pré-hospitalar especializado

  • - IMAGENS DIVULGAÇÃO

IMAGENS DIVULGAÇÃO

Santa Catarina vem se destacando no atendimento aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), consolidando-se como referência no atendimento e no transporte rápido de pacientes em estado grave por meio de aviões e helicópteros. O serviço é integrado ao sistema de atendimento pré-hospitalar e à Central de Regulação Médica de Urgências de cada região, sendo, em algumas ocasiões, também utilizado na logística de captação de órgãos.

A Secretaria de Estado da Saúde reconheceu a importância da atuação do serviço e, em 2023, o Aeromédico do SAMU, que até então contava com três aeronaves (dois helicópteros e um avião), passou a operar com mais quatro aeronaves. Com um investimento aproximado de R$ 30 milhões mensais, o serviço ampliou significativamente sua capacidade de atendimento em todo o estado.

“A resposta rápida é um fator determinante na sobrevivência e na recuperação do paciente. Assim, o Serviço Aeromédico cumpre esse papel com excelência”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Com bases estrategicamente distribuídas e equipes altamente capacitadas, o serviço conta atualmente com sete aeronaves no estado, todas equipadas com tecnologia de ponta, garantindo a agilidade necessária para salvar vidas em todo o território catarinense e outras regiões do Brasil. São cinco helicópteros, nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Lages, Criciúma e Chapecó, e dois aviões — um com base em Florianópolis e o outro em Joaçaba — que realizam transferências e transportes de pacientes em âmbito estadual e nacional.

O serviço aeromédico teve início em Santa Catarina em 31 de dezembro de 2005, por meio de uma parceira entre SAMU e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ao longo de quase 20 anos, houve expansão do serviço com novas parcerias, incluindo o Corpo de Bombeiros Militar e, mais recentemente, a Polícia Militar e a Polícia Civil. As aeronaves contam com equipes fixas do SAMU Aeromédico, formada por médicos e enfermeiros qualificados e experientes, que juntas já realizaram mais de 17.724 atendimentos.

WhatsApp_Image_2026-01-12_at_13.04.13.jpeg


“Esse serviço demonstra a garantia ao acesso de serviços públicos de qualidade e com a agilidade que a situação merece. Quando conseguimos atender mais e melhor a população estamos afirmando que Santa Catarina é exemplo de competência quando o assunto é atendimento de urgência”, ressalta Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.

Com o serviço, milhares de catarinenses foram beneficiados por um atendimento especializado que alia velocidade, segurança e qualidade técnica. A consolidação como referência nacional reafirma o compromisso do estado com a saúde pública e reforça o papel do SAMU como um elo essencial entre o local da ocorrência e o atendimento hospitalar adequado.

Fonte: Saude.sc.gov.br

Caminhoneiro morre em acidente e 15 pessoas são presas por saquear carga de cerveja Anterior

Caminhoneiro morre em acidente e 15 pessoas são presas por saquear carga de cerveja

Instabilidade nacional na emissão de notas fiscais também afeta Ibicaré Próximo

Instabilidade nacional na emissão de notas fiscais também afeta Ibicaré

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade