Embalagens sob medida e sob demanda: inovação, eficiência e sustentabilidade
-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
Michel Henrique de Oliveira César, Gerente de P&D de Embalagem da Irani Papel e Embalagem
As embalagens sob medida e sob demanda estão transformando a forma como as empresas enxergam o papelão ondulado em suas cadeias produtivas e logísticas. Mais do que proteger produtos, elas representam um elo estratégico de eficiência, competitividade e sustentabilidade.
O papelão ondulado está presente em praticamente todos os bens de consumo — dos alimentos e bebidas aos produtos farmacêuticos, eletroeletrônicos e componentes automotivos. Essa presença tão abrangente demonstra sua versatilidade e importância na cadeia de suprimentos, mas também revela um amplo campo para inovação. Ainda há muito espaço para o avanço técnico no desenvolvimento de embalagens mais inteligentes, sustentáveis e personalizadas.
O objetivo é simples, mas desafiador: criar embalagens ideais para cada produto e cadeia logística, com o uso otimizado de materiais, melhor desempenho e total reciclabilidade. Uma combinação com menor impacto ambiental, redução de custos e maior eficiência operacional para os clientes.
Hoje, 70% das embalagens personalizadas desenvolvidas pela empresa atendem ao setor alimentício, segmento que exige alto padrão de qualidade, segurança e eficiência, que demanda soluções específicas para o transporte. São cerca de 12 mil novos projetos de embalagem por ano, considerando as particularidades desde o produto e até as diferentes rotas logísticas. Afinal, uma mesma mercadoria pode exigir embalagens distintas se transportada do Sul para o Nordeste, ou do Sudeste para o Norte do país.
Esse olhar técnico e atento ao ciclo completo da embalagem — da origem ao destino — é um dos grandes diferenciais da atuação da Irani. Mais do que produzir embalagens, a empresa busca compreender profundamente as necessidades logísticas, operacionais e ambientais de cada cliente. Essa abordagem permite identificar pontos de melhoria em todo o processo, promovendo ganhos de eficiência, redução de custos e menor impacto ambiental.
A personalização das embalagens está diretamente conectada à crescente demanda por soluções sustentáveis. Produzir embalagens sob medida significa utilizar apenas o volume de papel necessário, reduzindo desperdícios e otimizando o uso de recursos naturais. Além disso, o ajuste preciso das dimensões permite melhor aproveitamento do espaço logístico, diminuindo o número de viagens e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa.
A embalagem é um ativo estratégico dentro da cadeia de valor, que impacta diretamente a competitividade e a sustentabilidade. Ao desenvolver soluções sob medida e sob demanda, as empresas reafirmam seu compromisso com a inovação responsável e aliam desempenho técnico, conhecimento de mercado e respeito ao meio ambiente.
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papeis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), e Indaiatuba (SP), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.000 colaboradores.

Deixe seu comentário