Pequeno em tamanho, mas gigante em sabor. Uma das frutas mais consumidas no mundo todo também atrai produtores e pesquisadores
A cultura do morango cresce e produtores apostam em diferentes sistemas de cultivo. Uma fruta que vem ganhando cada vez mais espaço entre produtores de Caçador, assim como merecendo pesquisas por meio da Epagri. Inicialmente considerada uma atividade alternativa, tornou-se notável a transição de casos em que essa pequena fruta, passou a ser a principal fonte de renda para agricultores familiares, com excepcional viabilidade comercial.
A fruta produz geralmente o ano todo, mas é no verão que as colheitas são de encher os olhos. Na região Meio-Oeste de Santa Catarina, embora não assuma o papel de protagonista , como as uvas, maçãs e frutas de caroço, o morango está ganhando destaque no campo, especialmente entre jovens agricultores. Estes são atraídos não apenas pelo retorno financeiro, mas também pelas facilidades no cultivo em comparação com outras culturas.
Com o intuito de oferecer suporte aos novos produtores e aprimorar as práticas dos já envolvidos na atividade, a Estação Experimental da Epagri de Caçador implementou um projeto experimental focado na cultura do morango semi-hidropônico. O trabalho se concentra no cultivo em bancada, uma tendência amplamente adotada nos últimos anos.
Apesar do Meio-Oeste representar apenas 2% da produção de morango em Santa Catarina, é nítido que a cada ano mais agricultores estão buscando a cultura como fonte alternativa ou até mesmo como atividade principal na propriedade.
Deixe seu comentário