Levantamento LIA será a primeira ação do setor de endemias de Ibicaré em 2026
-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
O município de Ibicaré dará início, no dia 26 de janeiro, ao Levantamento de Índice Amostral (LIA), que será a primeira ação do setor de endemias em 2026. A atividade é um pré-requisito do Ministério da Saúde e integra a metodologia utilizada pelo sistema de vigilância em saúde para monitoramento do risco de transmissão de dengue, zika e chikungunya.
De acordo com os dados do levantamento, Ibicaré possui 381 imóveis incluídos no LIA, que serão trabalhados durante a execução da atividade. O município está enquadrado na faixa de localidades com 401 a 1.500 imóveis, o que determina a inspeção de aproximadamente 33% dos imóveis, conforme protocolo técnico da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.
O levantamento é realizado no mês de janeiro e tem como objetivo identificar áreas com maior proporção de focos, além de apontar os criadouros predominantes, que indicam maior risco de transmissão de dengue, zika e chikungunya.
Segundo a responsável pelo setor de endemias de Ibicaré, Valmira Gonçalves, o trabalho de campo acontecerá ao longo das próximas duas semanas, com visitas aos imóveis selecionados.
“Nas próximas duas semanas a comunidade vai estar recebendo a visita da equipe para a realização desse levantamento. É um trabalho fundamental para que possamos planejar melhor as ações de prevenção e controle, por isso contamos com a colaboração de todos os moradores”, destaca Valmira.
Os números apurados no LIA orientam o planejamento das ações de controle e prevenção no município, permitindo um direcionamento mais preciso das estratégias de vigilância e combate ao mosquito transmissor.

Deixe seu comentário